FacebookTwitterYoutubeAssine Nosso Feed

11 de julho de 2013

Livre-se dos cravos confira dicas para tratar e evitar



É possível combater os cravos se você souber aliar os produtos aos cuidados certos! Para te ajudar nessa missão, fizemos um dossiê sobre o assunto, com os hábitos que você deve abandonar, os tratamentos que pode fazer e a rotina de cuidados, para minimizar ao máximo os furinhos pretos!



Se você sofre com a aparição constante dos cravos, sua pele deve ser mista ou oleosa. Esse tipo de pele é mais propenso à formação deles (principalmente na zona T), já que naturalmente tem os poros mais dilatados e uma superprodução de queratina – proteína responsável pela proteção da pele, que em excesso entope os poros e forma aquela “massinha” branca.


COMO EVITAR?
Se você ainda não tem o hábito de lavar o rosto e tirar o make antes de dormir, pode repensar! Limpar a pele de manhã e à noite com produtos específicos para as peles oleosas ajuda a equilibrar e reduzir a produção de sebo – de quebra tira o resto de maquiagem que também pode entupir os poros. “Procure os que são à base de ácido retinoico, salicílico e glicólico, por exemplo”, indica a dermatologista Cintia Otsubo. Se, mesmo assim, eles insistirem em aparecer o problema pode estar na maquiagem e cremes que você anda usando. Certifique-se de que eles sejam sempre oil free!

A ROTINA DA SALVAÇÃO
De manhã use o sabonete (em barra ou liquido) específico para peles oleosas. Enxágue, seque o rosto e passe com um algodão a loção adstringente, ela faz uma limpeza mais profunda da pele. Depois passe o protetor solar a base de gel e livre de óleo e lance mão dos primers, eles disfarçam a aparência dos poros. À noite, repita a lavagem e a loção adstringente e, se for usar algum creme que previna o envelhecimento, opte pelos que já contenham ácido retinóico.


POSSO ESPREMER?
Não! “Se removidos inadequadamente podem evoluir para espinhas e causar manchas e cicatrizes na pele”, explica a Dra. Camila Cialeglio, dermatologista. A única pessoa que pode manipular é a esteticista porque ela faz um ritual de limpeza e usa equipamentos adequados para os poros não inflamarem nem infeccionarem.

EU PRECISO DEIXAR A MAQUIAGEM DE LADO?
É perfeitamente aceitável recorrer de produtos que “escondam” cravos ou espinhas, até mesmo acnes! “O mais importante é a higienização prévia da pele (para não aumentar a sujeira nos poros) e a retirada de impurezas à noite”, diz a Dra. Camila. Os primers e BB Creams são ótimas armas nessas horas, porque não têm só a função de cobrir, mas também de tratar. Procure sempre produtos não obstruam os poros, geralmente vêm com a expressão “não comedogênicos” na embalagem.

A ALIMENTAÇÃO INFLUENCIA?
Não há comprovação científica de que comidas, como o chocolate, podem piorar a formação de espinhas e cravos. Mas alguns alimentos podem, sim, melhorar a sua situação. "Acrescentar à dieta alimentos ricos em fibras deixa sua pele mais bonita. Eles eliminam as toxinas que causam a acne, por exemplo", afirma a dermatologista Silvia Zimbres.


Fonte: gloss.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário