FacebookTwitterYoutubeAssine Nosso Feed

27 de novembro de 2013

Coloração - mitos e verdades


Água muito clorada, estresse, poluição, excesso de sol... Se os fatores externos ajudam a detonar a saúde dos cabelos, muitos produtos cosméticos têm o dever de reverter a situação. Pesquisas apontam que o Brasil é o segundo país do mundo em consumo de coloração, atrás apenas dos Estados Unidos, muitas dúvidas surgem com relação aos efeitos da tintura nos fios. 
A tintura pode provocar e/ou aumentar a queda de cabelo?
Mito - A coloração trabalha somente na haste do fio, e o que entra em contato com o couro cabeludo não provoca ou aumenta a queda capilar. Caso ocorram, coceira ou a descamação são frutos de um enxágue mal feito ou podem ocorrer por causa de alterações hormonais da cliente, cujo couro cabeludo está mais seco. Assim, pode haver descamação,mas nunca a queda.

A coloração realmente penetra na fibra capilar.
Verdade -  A coloração precisa de três componentes pra funcionar:
  • O alcali (amônia, etanolamnina emonoetanolamina), que serve para "abrir " a porta do cabelo para que os corantes penetrem.
  • O oxidante, que tem a função de oxidar a melanina natural dos fios e clareá-la até o ponto necessário, além de liberar os corantes.
  • Os corantes, que dão a cor final ao cabelo.
Os fios incham ao recebem o corante e as cutículas se fecham novamente depois do enxágue.

Fatores externos à coloração podem interferir na saúde dos cabelos coloridos.
Verdade - Clientes com doenças crônicas e que fazem uso contínuo de alguma medicação podem ter os cabelos porosos. Nesse caso, o profissional da beleza precisa ser mais cauteloso com os procedimentos que indica. Doenças como anemia,disfunção de tireóide, diabetes, artrite e artrose também merecem cuidado. Nesse casod, é indicado usar processos mais leves e evitar mechas com descoloração.

É possível descolorir o cabelo e mantê-lo saudável.
Verdade - A descoloração é um dos trabalhos que mais confere danos ao fio se não for realizada com maestria. O pantenol é um ativo que confere um excelente resultado de proteção capilar io durante o processo, mais importante é conferir a qualidade da cabeleireira antes de iniciar o trabalho. Uma dica é usar um creme sem enxágue nas pontas mais claras, para protegê-las. O produto não impede a ação do descolorante, apenas retarda um pouco mais. Também é importante lembrar que o uso do descolorante està associado à volumagem: quanto mais alta, mais rápido o trabalho de clareamento e menor a capacidade de controle do dano físico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Post muito bem explicado parabens👏🏼Mudanças sempre são bem vindas desde que concientes né,cada cabelo tem um limite se saudável pode ser modificado com segurança 😘

Anônimo disse...

Se puder dá um pulinho em meu blog para conhecer 😘

Postar um comentário