FacebookTwitterYoutubeAssine Nosso Feed

15 de dezembro de 2011

Aprenda a combater o envelhecimento capilar


Talvez você não saiba, mas os cabelos também envelhecem. O envelhecimento dos fios não é ocasionado somente pela idade cronológica da pessoa, mas também por outros fatores que contribuem com a perda da vitalidade dos fios.

É importante ressaltar que o envelhecimento capilar também ocorre em pessoas jovens por isso fique atenta a saúde de seus cabelos e lembre-se que prevenir é melhor do que remediar.


Confira algumas dicas para combater o envelhecimento precoce dos seus cabelos.

1- Mantenha a força de seus fios:
Quem não abre mão dos fios longos precisa redobrar os cuidados com os cabelos. A restauração e a hidratação da fibra capilar são fundamentais para ter fios sempre saudáveis. Aposte em uma máscara nutritiva que pode ser aplicada de maneira rápida, no conforto da sua casa, a cada 15 dias. A cada dois ou três meses procure um profissional e recorra à cauterização para fazer reposição de queratina. Dessa maneira a sua estrutura capilar estará fortalecida e os seus cabelos ficarão mais sedosos e brilhantes.


2- Não agrida o cabelo durante a lavagem:
Na hora de lavar, espalhe um pouco de shampoo nas mãos e aplique no couro cabeludo, massageando levemente com as pontas dos dedos. Evite juntar as pontas dos cabelos e esfregá-las contra a cabeça, pois o atrito entre os fios e o couro cabeludo abre as escamas das fibras capilares. De maneira delicada, espalhe a espuma que se formou na cabeça até as pontas, isso é suficiente para que os fios fiquem limpos por completo.


3- Seja cuidadosa ao desembaraçar os fios:
O ideal é desembaraçar os nós durante o banho o condicionador ajudará neste processo. Espalhe uma pequena porção de condicionador nas mãos e passe suavemente nos fios, da altura do pescoço para baixo. Em seguida, utilize uma escova quadrada do tipo raquete para desembaraçar os fios cuidadosamente. Esse modelo de escova proporciona um efeito melhor do que os pentes por ter cerdas flexíveis e macias que não machucam o couro cabeludo e, além disso, não quebram os fios.


4- Cabelos úmidos quebram-se facilmente:
Quando os fios estão úmidos, eles ficam mais elásticos e flexíveis, sendo assim eles podem quebrar mais facilmente com o contato com elásticos, escovas ou até mesmo com o atrito no travesseiro. Portanto, procure não se deitar ou prender os cabelos enquanto estiverem molhados. Não hora de prender, utilize elásticos revestidos e fivelas frouxas, que não forcem as fibras. Deixe secar naturalmente ou use um secador para garantir a saúde dos seus cabelos.


5- Cuidado com calor excessivo:
É necessário ter cautela com o uso do secador e da chapa, pois o uso incorreto desses aparelhos podem causar terríveis danos aos fios, então todo cuidado é pouco. Proteja seus fios antes usar o secador e a chapa existe uma variedade de cremes, sprays e silicones com ação térmica protetora exclusiva para proteção dos fios. Caso contrário, o calor vai danificar as camadas mais externas dos fios e causar ressecamento, pontas duplas e muitos outros efeitos desagradáveis.



6- Encare a tesoura:
Não fuja do corte, saiba que aparar as pontas periodicamente é essencial para a vitalidade das madeixas. Se você mantiver a rotina de corte a cada três meses, a parte a ser eliminada é pequena. No entanto, o cabelo que fica mais de seis meses sem ver a tesoura acumulou os danos naturais e precisa de reparos maiores. Visitar seu cabeleireiro com mais freqüência é garantia de manter seus cabelos sempre bonitos.





7- Proteja os fios da exposição solar:
A exposição solar excessiva faz mal para os cabelos da mesma maneira que prejudica a pele. E isso vale para todas as idades, pois as agressões do sol têm efeito cumulativo, ou seja, quanto mais tempo você passar exposta ao sol sem a proteção adequada, mais você estará danificando seus fios. O sol provoca a perda de proteínas que são responsáveis pelo fortalecimento do cabelo, deixando-os ressecados e desbotados. Aposte em um protetor solar específico para os cabelos sempre que for passar grandes períodos os ao ar livre. E lembre-se de que chapéus e guarda-sol também podem proteger seus cabelos.


8- Mantenha uma alimentação bem balanceada:
Não há dúvidas que a alimentação também tem um papel importante na conquista de fios saudáveis. As vitaminas e nutrientes presentes nos alimentos precisam estar presentes em níveis satisfatórios para que o organismo mantenha a saúde dos fios. Caso isso não aconteça, é possível recorrer aos suplementos para complementar sua dieta. Pantenol, zinco, cobre, selênio e as vitaminas C e E são os grandes responsáveis por um cabelo saudável.

Fonte:www.todaela.uol.com.br

Na Cabeleza você encontra produtos para revitalizar a saúde de seus cabelos. Confira!
www.cabeleza.com.br/ch/bus/0/0/maisvendidos/decrescente/20/1/envelhecimento-capilar.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário