FacebookTwitterYoutubeAssine Nosso Feed

17 de outubro de 2012

Cabelo sujo nem pensar! Veja como lavar os fios corretamente.



A correria do dia a dia não pode ser desculpa para um visual com fios engordurados e sem movimento. Alguns pequenos cuidados vão manter suas madeixas sempre limpas e bem tratadas. Lavar o cabelo pode parecer, em princípio, uma tarefa simples e sem mistérios. 

Porém, ela é o segredo para conseguir fios soltos, com movimento e brilho. A escolha do shampoo e o jeito de aplicá-lo e enxaguá-lo influenciam no resultado. Com o auxílio de especialistas, desvendamos o passo a passo de uma boa limpeza. É garantia de madeixas incríveis entre uma lavagem e outra.


Passo 1 - Escolha do
shampoo
O ideal é aquele que limpa os fios sem ressecar ou deixar excesso de gordura no couro cabeludo. Procure na embalagem a classificação que corresponde ao seu tipo de cabelo (seco, normal ou oleoso) ou o estado em que ele se encontra (tingido, alisado, opaco, com queda etc.). Substâncias como argila, jaborandi, hortelã e algas marinhas ajudam a controlar a oleosidade. Quem precisa combater o ressecamento deve procurar por pantenol, lanolina, aloe vera e ceramidas. Se o objetivo for preservar a cor das madeixas coloridas, aposte em ativos antioxidantes, como vitamina E, óleo de macadâmia e óleo de semente de girassol. A queratina é o componente certo para quem precisa reestruturar a fibra capilar danificada.

Passo 2 - Quantidade Ideal de Produto
Para quem tem cabelo curto, vale a medida equivalente a uma moeda de R$ 1; para as donas de madeixas de comprimento médio, o dobro. E, para quem tem cabelos longos, três moedas é o ideal.


Passo 3 - Aplicação e Enxágue
Ainda fora do chuveiro, use um pente de madeira e dentes largos para desembaraçar o cabelo. Para a lavagem, prefira a água em temperatura de morna a fria, pois a quente elimina a camada de gordura protetora dos fios. Coloque o shampoo na palma das mãos, esfregue uma na outra e aplique o produto em todo o comprimento, aos poucos, começando pela raiz. Use a ponta dos dedos - e não as unhas - para essa manobra. Em seguida, enxágue bem até retirar qualquer resquício do cosmético. 


Obs:Quem não lava os fios todos os dias deve reaplicar o shampoo para remover completamente as impurezas do couro cabeludo e os resíduos de finalizadores.


Passo 4 - Produtos Pós-Shampoo
O condicionador vem logo depois do shampoo e deve ser usado toda vez que lavar o cabelo. É ele o responsável por fechar as cutículas dos fios e facilitar o desembarace após a lavagem. A máscara, que tem fórmula com ingredientes concentrados, serve para tratar as madeixas a cada 15 ou 30 dias. Aplique-a entre o shampoo e o condicionador para que os ativos penetrem no fio. E não se esqueça do leave-in: aplicado nos fios úmidos ou secos, ele forma uma película em volta da fibra capilar, protegendo-a de agressores externos, como o sol, o calor do secador e da chapinha, a poluição e o vento. Se tiver FPS na composição, melhor ainda pois protegerá os fios das agressões dos raios solares.

Fonte: mdemulher


Encontre aqui o shampoo ideal para seu tipo de cabelo:

2 comentários:

Fernanda Nery disse...

Muito boa, eu não sabia que a máscara devia ser usada entre o shampoo e o condicionador. Vou fazer assim agora. MAs eu queria uma dica pro meu cabelo , ele é um pouco complicado. Eu tenho cabelo cacheado,ralo e fino,ele á mais oleoso na raiz do que nas pontas,muito frizz e não tenho química nenhuma no cabelo,estou com um pouco de queda. Quero que ele cresça mais rápido e saudável e ganhe mais corpo(fique mais grosso) e volume. Xiii, complicado né? Queria saber que tipo de rotina eu devo ter com me cabelo e que produtos são melhores?

Cabeleza disse...

Olá Fernanda! Agradecemos o seu comentário e sua sugestão. Em breve pautaremos o assunto citado.

Postar um comentário