FacebookTwitterYoutubeAssine Nosso Feed

26 de março de 2013

Saiba como recuperar cabelos danificados no verão


Sol, mar, areia, aquele ar típico da praia são atrações irresistíveis no verão. O que não costuma passar pela cabeça no litoral é como esses ingredientes podem danificar os cabelos, ao ponto deles ficarem feios e necessitarem de uma repaginada urgente logo que se volta ao dia a dia de trabalho.


O dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), o médico Valcinir Bedin, explica que no litoral o mais comum é o cabelo perder a cutícula. “São células que fazem o revestimento da haste do fio do cabelo. Ela acaba se deteriorando, machucando”, observa. Com isso, algumas escamas dos fios se soltam, outras ficam homogêneas, o que dificulta ao pentear, deixando-os sem brilho e com maior carga eletroestática.

E, então, depois de estar com os cabelos maltratados pelo longo período de férias, chega a hora de consertar o problema. “A primeira medida, mais imediata, é tentar uma ação cosmética para homogenizar a cutícula”, explica o dermatologista. Bedin indica que podem ser procurados produtos derivados do silicone e da queratina, que são os dois princípios ativos mais importantes para a recuperação.

Outro procedimento que pode ser adotado é a cauterização química. “Mas isso logo de cara, pois é um tratamento cosmético que tem uma durabilidade menor”, ressalta. Para resultados a longo prazo, Bedin recomenda cuidar da dieta, que deve ser rica em ferro e zinco, que são bons para que os cabelos fiquem reforçados. E vale também fazer hidratação com óleos essenciais.

O dermatologista ainda sugere que se tome cuidado ao lavar o cabelo quando ele está fragilizado. “Não deve haver excesso de xampu, e jamais se deve usar um xampu antirresíduo nessa hora, pois é uma ilusão”. Esses produtos, diz, machucam mais o fio. “O legal é usar um shampoo hidratante”, explica. Se o cabelo for tingido, deve-se ter mais cuidado, pois ele sofre mais danos com os raios ultravioleta. “Deve usar um xampu com proteção solar, mesmo passado o verão”, indica.



Cuidados antes da praia
Mas também dá para tentar reduzir os danos. O cabeleireiro e hairstylist Klaaus Caampra, que trabalha na Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro, dá algumas dicas de como se precaver. Ele indica o uso de uma máscara para o cabelo, que deve ser aplicada durante a viagem. “Em qualquer hora que ela for entrar na água, ou ficar na praia, ela pode usar um leave-in, que não precisa chegar a raiz, deve proteger os fios”. Caampra ressalta que esses produtos protegem os fios do sol e da maresia, que podem causar muitos danos. “E o leave-in não precisa ser retocado o tempo todo. De duas em duas horas, ela pode retocar e vai ajudar na hidratação dos cabelos”, afirma.
Fonte: beleza.terraFoto: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário