FacebookTwitterYoutubeAssine Nosso Feed

29 de janeiro de 2013

Maquiagem infantil: liberar ou proibir?



O uso de maquiagem em crianças é um tema muito polêmico. No entanto, além dos resultados estéticos, o uso de máscara para cílios, sombra, gloss, blush e batom ultrapassam o aspecto visual e podem ter sérios impactos na saúde.

Segundo o dermatologista João Paulo Junqueira Magalhães Afonso, o uso de maquiagem não é recomendado para crianças com menos de 6 anos, devido a falta de entendimento quanto aos cuidados de não esfregar os olhos com o produto aplicado ou até mesmo de ingeri-los. A partir dessa idade, maquiagens “recreativas” desenvolvidas para este público, podem ser aplicadas com cautela. “Deve-se sempre evitar substâncias muito próximas aos olhos, como máscara para cílios e sombras, que oferecem grandes riscos de irritações”.

De acordo com o médico, a pele das crianças, assim como seu organismo, não está plenamente desenvolvida e não tem uma barreira de defesa completa. Isso a torna mais sensível e pode facilitar o surgimento de alergias que podem, inclusive, ser definitivas para o resto da vida.


Melhores opções

Entre as opções menos nocivas estão as linhas desenvolvidas para o público infantil. Elas são compostas por fórmulas com substâncias hipoalergenas e de fácil remoção, que oferecem menos riscos. Sempre se deve valorizar produtos registrados e com selos de certificação de órgãos governamentais competentes. Estes produtos terão a indicação de idade segura para sua utilização e contraindicações.

Fonte: cabeleireiros.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário